terça-feira, 20 de agosto de 2013

ERVA MATE VALÉRIO – UMA HOMENAGEM


                            Evidio Zimmer –
         Matéria cortesia, sem custos para a Ervateira Valério.

         Eu nasci hetero e tenho certeza de que vou morrer hetero e por isso me apaixonar por um homem sempre foi algo fora da minha realidade, até que eu conheci o Valério.  Experimentei e me rendi. Claro que não é um homem, é apenas um nome masculino e o Valério que falo é a erva mate Valério. Costumo dizer: ou as outras ervas não são erva, ou a Valério não é, porque até o cheiro é diferente. Sou capaz de reconhecer a erva pelo cheiro. Já gostei de muitas outras ervas, mas nenhuma me conquistou tanto quanto a erva Valério.
         Depois do segundo pacote fiz uma visita ao site da ervateira e gostei muito. Além da história da empresa podemos ouvir músicas gaúchas que falam da erva mate. 
         Criei esse blog para ajudar as pessoas ensinando tecnicas e dando uma palavra de apoio, depois de algum tempo resolvi também contar a história de algumas empresas vencedoras, principalmente das quais  sou fã dos produtos e foi por esse motivo que faço essa homenagem a Ervateira Valério. Parabéns pelo produto, continuem assim que os bons apreciadores agradecem e se deliciam.
         No blog também eu pretendo divulgar noticias boas, sites e blogs de noticias ruins existem aos montes e por isso resolvi inovar, caso alguém queira colaborar basta nos enviar as noticias que divulgaremos.


                            ESTUDO SOBRE A ERVA MATE
         Os pesquisadores do Instituto Pasteur e da Sociedade Científica de Paris fizeram um estudo sobre a Erva-Mate e concluíram que o Mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida.
Segundo os pesquisadores não existe no mundo outra planta que se iguale à Erva-Mate em suas propriedades e seu valor nutricional.

Características:
Digestiva
É um moderado diurético
Estimulante das atividades físicas e mentais
Auxiliar na regeneração celular
Elimina a fadiga
Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E
É rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês
É um estimulante natural que não tem contra-indicações
É vaso-dilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco
Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante.
Por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E” presente na erva-mate.
É rica em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate.
Segundo o médico pesquisador, Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia.
Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate.
Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo).
É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino.
Auxiliar em dietas de emagrecimento.
Atua beneficamente sobre os nervos e músculos.
Regulador das funções cardíacas e respiratórias...,

*O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. É um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna.
O termo mate, como sinônimo de chimarrão, é mais utilizado nos países de língua castelhana. O termo "chimarrão" é o adotado no Brasil, embora seja um termo oriundo da palavra castelhana cimarrón, que designa, por sua vez, o gado domesticado que retornou ao estado de vida selvagem e também o cão sem dono, bravio, que se alimenta de animais que caça. O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, os mesmos passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar as pessoas do álcool.

A CUIA NOVA
Quando a cuia é nova, é necessário curti-la antes de começar a matear. Para tal, é necessário enchê-la de erva-mate pura ou ainda misturada com cinza vegetal e água quente, que deve permanecer de dois a três dias, mantendo a umidade, para que fique bem curtida, impregnando o gosto da erva em suas paredes. O uso da cinza é para dar maior resistência ao porongo. Após o tempo determinado, retira-se a erva da cuia e, com uma colher, raspa-se bem o porongo, para retirar alguns baraços que tenham ficado.

Para saber um pouco mais sobre o preparo:
http://www.youtube.com/watch?v=Y4NLszbgFLk
Parte superior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário